Segundo o IBGE, a expectativa de vida da mulher é de 79,4 anos.  Este aumento da expectativa de vida só é possível com a melhora da saúde para a população e a preocupação em prevenção de doenças.

O médico ginecologista faz a prevenção de diversos cânceres da mulher e promoção de saúde em todas as etapas da vida. O objetivo hoje é não é apenas viver mais, é ter também qualidade de vida.

A periodicidade da consulta ginecológica vai depender de cada caso, mas, normalmente, o ideal é consultar uma vez ao ano. Veja os principais exames ginecológicos no período da pós-menopausa.

  • Mamografia: Detecta, precocemente, um possível câncer de mama. É recomendado pelos médicos a partir dos 40 anos e, dependendo do risco de cada mulher, deve ser refeito a cada um ou dois anos.
  • Exames de sangue: Analisam, principalmente, colesterol e triglicerídeos, além da função renal e a dosagem dos hormônios da tireoide.
  • Exame preventivo do colo de útero (Papanicolau): Segundo recomendação do Ministério da Saúde, a mulher deve realizar esse exame até os 65 anos. Já a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) o indica até os 70.
  • Ultrassonografia pélvica (preferencialmente transvaginal): Alguns médicos que orientam para que seja realizada anualmente, outros solicitam o exame somente se houver reclamação de sangramento ou queixa uterina.
  • Densitometria óssea: Permite o diagnóstico de osteoporose e de osteopenia (baixa densidade óssea). A mulher sem motivos aparentes para ser considerada de maior risco para fraturas osteoporóticas recebe a indicação a partir dos 65 anos de idade. Se há riscos, o pedido é antecipado. Em casos de menopausa precoce, a primeira desintometria deve ser realizada aos 50 anos.
  • Exames Clínicos: O exame físico realizado no consultório também é importante. Além do exame físico geral, o médico poderá fazer exame das mamas, exame especular e exame de toque.

Já fez sua rotina ginecológica este ano? Vamos cuidar de você para que o futuro além de longo seja com saúde!

WhatsApp Entre em contato!